Revamp de filtro para sistema e app
A Pilar possui um filtro complexo com muitas opções pouco utilizadas, tornando a interface poluída, confusa para os usuários.
Facilitar a utilização do filtro, simplificar a interface e torná-la mais acessível.
Desenvolver um novo filtro mais assertivo para os corretores, que seja simples, limpo e fácil de usar.
Analisar os dados de acesso (por meio das ferramentas Hotjar e Mixpanel) e propor duas novas opções de filtros (para avaliação). Fui responsável pela experiência do usuário, interação e interface.
Revamp de filtro para sistema e app
A Pilar possui um filtro complexo com muitas opções pouco utilizadas, tornando a interface poluída, confusa para os usuários.
Facilitar a utilização do filtro, simplificar a interface e torná-la mais acessível.
Desenvolver um novo filtro mais assertivo para os corretores, que seja simples, limpo e fácil de usar.
Analisar os dados de acesso (por meio das ferramentas Hotjar e Mixpanel) e propor duas novas opções de filtros (para avaliação). Fui responsável pela experiência do usuário, interação e interface.
Para uma melhor experiência de visualização, recomendo acessar o projeto pelo desktop.
Filtro atual do sistema, muito poluído e com possibilidades pouco utilizadas.
Filtro atual do sistema, muito poluído e com possibilidades pouco utilizadas.
Dados de acesso do Hotjar, filtros mais utilizados no período de 1 ano.
Dados de acesso do Hotjar, filtros mais utilizados no período de 1 ano.
Utilização do filtro atual – Mobile
-
- 45% – Filtro de bairro
- 39% – Filtro tipo de propriedade
- 26% – Filtro valor de venda
- 21% – Filtro de quartos
- 14% – Filtro de suítes
- 8% – Filtro de vagas
- 3% – Filtro por área
- 0,28% – Filtro por responsável
- > 1% – Filtros de exclusividade, facilidades, lançamentos,
diferenciais e área externa possuem
Quantidade de filtros com mais utilização no sistema
-
- 63% dos usuários utiliza apenas 01 tipo de filtro
- 19% dos usuários utiliza 02 tipos de filtros
- 8% dos usuários utiliza 03 tipos de filtros
Utilização na rede interna
-
- 45% – Filtro de bairro
- 27% – Filtro de valor
- 31% – Filtro de quartos
- 22% – Filtro de suítes
- 574 – Total de eventos
- 57% dos usuários utiliza 01 tipo de filtro
- 22% dos usuários utiliza 02 tipos de filtros
- 9% dos usuários utiliza 03 tipos de filtros
Utilização na home do sistema
-
- 25% – Filtro de bairro
- 24% – Filtro de valor
- 9% – Filtro de quartos
- 6% – Filtro de suítes
- 493 – Total de eventos
- 88% dos usuários utiliza 01 tipo de filtro
- 6% dos usuários utiliza 02 tipos de filtros
- 4% dos usuários utiliza 03 tipos de filtros
Utilização do filtro atual – Mobile
-
- 45% – Filtro de bairro
- 39% – Filtro tipo de propriedade
- 26% – Filtro valor de venda
- 21% – Filtro de quartos
- 14% – Filtro de suítes
- 8% – Filtro de vagas
- 3% – Filtro por área
- 0,28% – Filtro por responsável
- > 1% – Filtros de exclusividade, facilidades, lançamentos,
diferenciais e área externa possuem
Quantidade de filtros com mais utilização no sistema
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- 63% dos usuários utiliza apenas 01 tipo de filtro
- 19% dos usuários utiliza 02 tipos de filtros
- 8% dos usuários utiliza 03 tipos de filtros
Utilização na rede interna
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- 45% – Filtro de bairro
- 27% – Filtro de valor
- 31% – Filtro de quartos
- 22% – Filtro de suítes
- 574 – Total de eventos
- 57% dos usuários utiliza 01 tipo de filtro
- 22% dos usuários utiliza 02 tipos de filtros
- 9% dos usuários utiliza 03 tipos de filtros
Utilização na home do sistema
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- 25% – Filtro de bairro
- 24% – Filtro de valor
- 9% – Filtro de quartos
- 6% – Filtro de suítes
- 493 – Total de eventos
- 88% dos usuários utiliza 01 tipo de filtro
- 6% dos usuários utiliza 02 tipos de filtros
- 4% dos usuários utiliza 03 tipos de filtros
Aprendizados e próximos passos
Com base nos dados de acesso dos usuários, reavaliei a usabilidade e a hierarquia dos filtros, resultando em novas propostas para a interface.
O aprendizado mais valioso foi aprender a lidar com as limitações tecnológicas impostas pelo uso do Reactive Native, que foi escolhido para reduzir os custos do projeto mobile, mas que exigiu um equilíbrio cuidadoso entre as necessidades das funcionalidades do negócio e a viabilidade técnica do desenvolvimento.